sábado, 30 de julho de 2011

Minha opinião sobre doações

Para mim doações devem ser feitas em casos muito específicos. E, mesmo nesses casos específicos, deve ser feito diretamente de pessoa-a-pessoa, sem passar por "intermédios". 
     Claro que sou totalmente contra o bolsa-família. Dar dinheiro p/ quem tem totais condições para trabalhar. E o pior são as consequências disso: se a pessoa trabalhar ela perde o benefício. Como de graça até injeção na testa, o Estado brasileiro tem que sustentar vagab ociosos o resto da vida.
     Dar esmolas na rua é tapar o sol com a peneira. Enquanto tiver gente dando esmolas, vão ter espertinhos para receber. E, vendo que ali tem fonte de dinheiro, isso atrai cada vez mais "necessitados". O que, em dado momento, gera falta de esmolas. Aí começa o chororô para se aumentar a quantidade de esmolas doadas. O que atrais mais espert necessitados, num eterno círculo vicioso.
     Um "paredão" do BBB é capaz de arrecadar quase o mesmo que todo o "Criança Esperança". Imagine a emissora toda. Aí eu pergunto prá quê as doações então? Não é uma atitude muito mais nobre a emissora simplesmente doar (mesmo que em parte) o dinheiro do paredão p/ as (supostas) obras sociais?
     Opinião é algo que cada um tem a sua e respeita a do outro. Tem gente que usa a seguinte lógica: "se eu fizer uma doação (e quanto mais fizer), isso de alguma forma retornará para mim, seja no lado espiritual, seja evitando que a pessoa me assalte no futuro, seja contribuindo para que a pessoa se forme e tenha boa educação e me faça algum benefício no futuro". Isso tem lógica sim, claro, e respeito quem pensa assim. Mas minha opinião não é bem essa.
     Penso que enquanto tiver doações, as pessoas vão contar com elas. E aprontar a maior choradeira, gerando comoção e apelo emocional quando a doação não vem. Quando as pessoas souberem que não podem mais contar com doações, elas irão se mexer. Trabalhar de verdade, em algo que lhes dê mais dinheiro e assim não necessitarem de doações. Isso só depende de atitude, em quase 100% dos casos. Vejam a história de vida das pessoas mais ricas do mundo, e você verá que há algo em comum: elas conquistaram essa fortuna por si mesmos, com muita luta. Não conheço nenhum caso de gente que conseguiu ficar rico apoiando-se em "doações". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário