terça-feira, 11 de outubro de 2011

Rafinha Bastos e Censura

Estou percebendo grande parte dos internautas defendendo Rafinha Bastos com unhas e dentes, e filosofando sobre a censura no Brasil. Mas é preciso diferenciar as coisas: Rafinha não sofreu censura alguma.
   Censura é quando alguém te tira a liberdade de expressão. Quando você é impedido de falar sobre IDÉIAS. Há sim censura no Brasil. É PROIBIDO, por exemplo, falar sobre assuntos polêmicos, como comportamentos e idéias de povos e raças (negros, judeus, índios, nordestinos, etc...), sobre qualquer coisa que alguém possa interpretar como machismo (vide proibição da propaganda da Gisele Bundchen), falar sobre drogas ou ter qualquer opinião diferente do "politicamente correto", isso só para citar alguns que me vem à mente no momento.

   É como o PC Siqueira falou: pessoas precisam de respeito, idéias não!
   Sou contra QUALQUER tipo de censura. Acho que a liberdade de expressão deve ser TOTAL e IRRESTRITA. 
   Agora PARE: não devemos confundir liberdade de expressão com ofensa à honra e à imagem das pessoas. Como você se sentiria se acordasse de manhã e encontrasse uma grande faixa na porta da sua casa dizendo "[seu nome] é gay". Ou então que fosse publicado no jornal da cidade "[sua filha] é uma puta". Isso é liberdade de expressão? Não! Isso é uma ofensa à honra e à imagem das pessoas.
   Rafinha Bastos ofende diretamente a honra e a imagem das pessoas. Seu objetivo não é fazer rir (alguém riu da piada da Wanessa com o bebê? Diga a verdade...). Seu objetivo é só criar polêmica, pois polêmica é o assunto preferido dos internautas, é é nesse campo fértil que Rafinha Bastos cresce. Ele vive de polêmica. Qualquer coisa que ele diz é publicado pelos principais sites de fofoca.     
   Acho que ele deveria ser punido sim, sendo afastado e/ou demitido, já que legalmente é um pouco mais complicado ele sofrer qualquer punição. E é assim mesmo que deve ser punido. 
  

3 comentários:

  1. Isso é verdade. Rafinha Bastos não está sendo punido por não tido liberdade de expressão, mas por ter usado termos que feriram a integridade de uma pessoa. Precisamos ter calma na hora de pensar e agir, e ele não mostrou em nenhuma das oportunidades.
    http://www.cliqueparafechar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. finalmente uma opinião sensata sobre o assunto

    to seguindo aqui,

    segue láaaa

    www.foiporquerer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já foi o tempo em que Rafinha Bastos se destacava por ser um bom humorista... Hoje em dia ele só quer chamar atenção da mídia - como você disse - custe o que custar. Creio que não é só porque ele é famoso que tem que ficar impune...
    Enfim, ótimo blog, já estou seguindo.
    Deixo aqui o link de meu blog caso queira retribuir a visita e me seguir também
    http://daquioitentaanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir